quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tendências estético-literárias do ínicio do século XX

·         Cubismo - Os pintores que criaram o movimento procuraram distanciar-se de toda a subjetividade, de toda a sentimentalidade, de todo o conceito religioso, espiritual ou mesmo cósmico da arte, aspirando a reproduzir as formas puras, geométricas dos objeto. Surge como uma tentativa de eliminar a perspetiva do pintor e para apresentar os objetos em si, desligados do observador. O grande precursor desta corrente foi Cézanne, que procurou, segundo as suas próprias palavras, “tratar a natureza pelo cilindro, pela espera, pelo cone”. Os seus principais representantes são Picasso, Braque, Juan Gris e Leger.               


                                                       
·        Decadentismo - É uma corrente literária com grande ligação ao Simbolismo e ao Impressionismo, consequências do clima sociocultural da época. A estética decadentista nasce de uma reação contra o Naturalismo, numa época - o fim de século - de descrença no progresso, na felicidade humana, na inteligência, e em que se agudiza o sentimento de pessimismo, de spleen, de ceticismo, de agonismo. Caracteriza-se por um evidente cansaço da civilização, pelo tédio, pela busca de novas sensações mais fortes, conseguidas na extravagância, na morbidez, nos requintes formais. Inclina-se mais para um trabalho da imaginação, um culto da forma barroca com a criação abusiva de neologismos extravagantes.


·       Expressionismo – O expressionismo insite sobretudo no drama da condição humana, tentando exprimir as forças que agitam a alma ou a dilaceram. A potência do instinto, a angústia e a frustação conduzem a uma representação da humanidade ou da natureza através do disforme e do exacerbado. Os expressionistas inspiram-se sobretudo em Van Gogh, Goya e em Rembrandt. Os principais representantes são Munch, Kokoschka, Soutine e Rouault.


·       Futurismo – O futurismo é um movimento literário artístico, com repercussão europeia, mas fundamentalmente italiano. Provoca uma profunda mudança de formas e de temas, caracterizando-se pelo que se poderá chamar um lúcido delírio ou uma involuntária embriaguez. Na poesia substitui os tradicionais motivos de inspiração lírica, como a flor, a mulher, o amor, por outros que cantam a velocidade, as imagens em movimento, o útil e o prático, os prodígios da técnica, etc.  Os poetas usam imagens tiradas dessa mesma técnica, palavras correntes e vigorosas, e recorrem frequentemente á onomatopeia. O dinamismo futurista alcança uma expressão máxima na “Ode Marítima” e na “Ode Marcial”, de Álvaro de Campos. Ligados ao futurismo estiveram Marinetti, Pessoa e Almada, pintores como Léger, Balla e Delaunay; homens das letras como Papini, Maiakowsky, James Joyce e muitos outros.


·        Interseccionismo – Processo típico da poesia do modernismo, paralelo ás sobreposições dinâmicas da pintura futurista. O interseccionismo coinside com o aparecimento dos heterónimos. O interseccionismo dá lugar ao sensacionismo.

·       Paulismo – Arte do vago, complexo e subtil,. O paulismo foi o primeiro programa do movimento de Orpheu, mas foi uma tendência efémera. A designação de paulismo provém da palavra “pauis” com que é iniciado o poema “impressões do crepúsculo” de Fernando Pessoa.



·        Sensacionismo - O Sensacionismo traduz-se na vivência das sensações, tanto do sujeitopoético como das pessoas e coisas que o rodeiam. Para Pessoa, a " única realidade davida é a sensação " e " a consciência da sensação " é a " única realidade em arte ". Estasensação tanto pode ser a impressão que as coisas produzem na alma por meio dos sentidos como também a emoção produzida no espírito por factos ou notícias importantes.




Mário de Sá-Carneiro é o poeta da geração de Orpheu
      mais contagiado pelo decadentismo
"the starry night" - Van Gogh
                           
                                                                                                                                 


 

Picasso desenha as pessoas com triângulos
                                                                        

Sem comentários: