Na sequência do estudo do heterónimo Ricardo Reis, apresento dois quadros onde se apresenta sintetizado os aspectos temáticos que efectivamente particularizam a sua poética.
Aspectos temáticos | Aspectos formais |
· Conciliação da moral epicurista e da moral estóica; · Exercício de autodisciplina, renunciando às fortes emoções; · Procura da ataraxia; · Demissão da vida através de compromissos afetivos e sociais; · Defesa da “áurea mediocritas”; · Elogio do “carpe diem” – a vivência do momento presente; · Presença do fatalismo – o destino é força superior ao homem; · Aceitação calma do destino; · Consciência da inutilidade de qualquer esforço de mudanças – atitude de renúncia; · Obsessão da efemeridade da vida; · Consciência da fugacidade do tempo; · Aparente tranquilidade, na qual se reconhece a angústia existencial do ortónimo; · Presença do paganismo – os deuses também eles submetidos á força do Fado; · Intenção didática dos seus versos. | · Uso de vocabulário erudito; · Recurso a arcaísmos; · Formas estróficas e métricas de influência clássica – ode; · Sintaxe alatinada – anástrofe e hipérbato; · Predomínio da subordinação; · Frequência dos advérbios de modo; · Uso frequente do gerúndio; · Uso do imperativo com manifestação de atitude filosófica; · Coloquialidade – diálogo permanente com um “tu”. |
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